7 de nov de 2009

Feitoria, Lomba Grande

Você já deve ter ouvido a expressão “Feitoria, Lomba Grande”, dito logo após se concluir algo ou alguma coisa. Tem o sentido de dizer que algo está pronto, finalizado, feito, logo Feitoria. Lomba Grande pode significar que o trabalho executado foi demorado, foi longo, logo, Lomba Grande.

Mas como surgiu a expressão? Bom, não sei se em outra parte do Brasil ela é utilizada, mas na cidade de São Leopoldo, com certeza, ela é.

Quando os imigrantes alemães vieram para o Brasil, foram destinados a morar no Rio Grande do Sul, onde fundaram na região próxima ao Rio dos Sinos, a primeira feitoria (grande estabelecimento comercial), logo, o local recebeu esse nome, hoje é um bairro de São Leopoldo. No bairro ao lado, na qual precisava-se subir uma imensa lomba, a qual parecia não ter mais fim, recebeu o nome de bairro Lomba Grande, hoje é uma cidade.

Os ônibus da cidade de São Leopoldo tinha uma rota que ia somente até a Feitoria e outra que ia mais além, até Lomba Grande. Os cobradores anunciavam, e alguns anunciam até hoje, qual o destino do ônibus, então berravam para os passageiros que subiam: “Feitoria” se o ônibus fosse somente até esse local ou “Feitoria, Lomba Grande”, se ia até o bairro vizinho.

Dessa maneira foi que os leopoldenses guardaram essa expressão e a espraiaram por esse mundão afora.

6 comentários:

aprendiz disse...

Oi. Adorei seu blog! Tive várias idéias e gostei de ver que vc anda exercitando a escrita criativa, hein? Bjs

Jéh Saner disse...

oi mto legau a história mas so pra consta omba Grande ainda é um bairro da cidade de Novo Hamburgo.abraço

Paulo A. Alves disse...

Oi Jéh, Respondendo seu comentário, Lomba Grande hoje é um município.Obrigado pelo comentário.

Jéh Saner disse...

hehehe...vo me obriga a descordar mas uma vez...eu moro em Lomba Grande no centro como chamamos aqui...o bairro é administrado pela prefeitura de NH...mas a linha de õnibus é de SL ainda...foram feto vário movimentos para transforma-lá em cidade mas ainda não há estrutura para o mesmo...abraço

Leandro Haubert disse...

Caros, Sou morador da Lomba, e afirmo tambem: Lomba Grande ainda é um bairro rural de Novo Hamburgo, quanto a experessão, tambem, tem uma outra origem, tinha um cobrador de barbicha,que hoje ja esta aposentado, sei até o nome mas não vou divulgar, que sempre alguem perguntava o destino do onibus quando adentrava na porta do onibus da Viação Feitoria, geralmente aquelas pessoas que chagavam na parada depois do onibus...hehehe... e perguntavam para onde ele iria, este cobrador gritava em alto e bom som: "Feitoria Lomba Grande", como a fisionomia dele era engraçada e ele era muito rispido e direto na resposta, muitas vezes atropelando as pessoas que entravam rapido dentro do onibus esta frase virou um marco na região.

Paulo Alves disse...

É verdade Leandro, é exatamente como eu me lembro de um cobrador, acredito ser o mesmo. Além de ser ríspido, a porta do ônibus abria ao fechar, só para ajudar, pois o amortecedor estava estragado. Boa, como é bom lembrar essas coisas :)